A Chupeta e o Desmame Precoce

A Chupeta e o Desmame Precoce

1-A mulher quer amamentar, por isso oferece a chupeta ao bebê só na hora de dormir, porém apesar da chupeta só ser oferecida ao dormir ela é relacionada com o desmame precoce dos bebes.

2- A chupeta pode atrapalhar o aleitamento materno pois o bebê gasta energia sugando sem se alimentar

3-Se oferecida nos primeiros dias de vida do bebê, pode interferir no seu ganho de peso.

4-Não existe leite fraco, mas pode existir baixa produção de leite, e o baixo ganho de peso do bebê indica que algo não vai bem, ou com a sal saúde, ou com a amamentação e precisa de avaliação de um profissional de saúde.

5-Com a oferta da chupeta, acontece a confusão dos bicos, porque a forma de sugar a chupeta é diferente da forma de ordenhar o peito.

6-Toda a família se preocupa com a saúde do bebê e as vezes, ao invés de apoiar a mão, culpam a amamentação por tudo e geram muita insegurança.

7-Quando o bebê esta confuso com os bicos, pode fazer uma pega inadequada e causar fissuras nos mamilos. A cicatrização só vai acontecer se a pega for corrigida.

8-Se o bebê suga o peito mas não consegue extrair o leite direito, o leite se acumula nas mamas. É o chamado ingurgitamento mamário. Esse leite acumulado pode provocar uma inflamação chamada mastite, que precisa de avaliação médica e tratamento imediato.

9-Quando acontece a confusão dos bicos, o bebê chora, se inclina pra trás, e se afasta do peito empurrando, pega e solta o peito, sem conseguir mamar tranquilamente.

As vezes a verdade dói, incomoda e atinge em cheio o sentimento de culpa nas mamães e papais. Mas, como profissionais de saúde precisamos e devemos informar com conhecimento de causa, sem conflitos de interesse e sempre com empatia, afeto e respeito por todas as famílias, independente da escolha final dos responsáveis pela criança.

Fonte: instagram @crescersorrindo texto @Miranda.aleitamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *