Confira quais medicamentos podem ser prejudiciais à saúde dos dentes.

Confira quais medicamentos podem ser prejudiciais à saúde dos dentes.

 

Manchas, amarelamento e erosões são alguns dos problemas odontológicos que podem ser causados por remédios. O uso frequente de determinados medicamentos pode prejudicar muito a dentição.

image

 

Veja como:

Antibiótico: Os a base de tetraciclina devem ser evitados por gestantes e crianças menores de dez anos. O uso contínuo permite que a substância modifique os tecidos formados pelo cálcio e, consequentemente, cause manchas acinzentadas e/ou amareladas nos dentes, porém esses efeitos não acontecem com todos antibióticos, apenas o grupo das tetraciclinas.

Xarope: Algumas fórmulas possuem quantidades exorbitantes de açúcar, isso associado a pouca higiene bucal contribui para a formação de cáries.

image

Devemos sempre escovar os dentes logo após a ingestão dos medicamentos para remover resíduos nocivos

Broncodilatadores: Bastante utilizado em tratamentos de asma, o sulfato de salbutamol causa erosões no esmalte e na dentina dos dentes de leite. Esse efeito colateral do medicamento pode causar sensibilidade e desgastes permanentes nos dentes.

image

É importante lembrar que todo e qualquer tipo de remédio só deve ser utilizado perante prescrição do médico ou Cirurgião-Dentista. A automedicação é um risco para a saúde da boca e de todo o organismo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *