Dentes a mais ou a menos. Supranumerários e Agenesia: o que são?

Dentes a mais ou a menos. Supranumerários e Agenesia: o que são?

Muitas vezes somos abordados por amigos, parentes, conhecidos e pacientes em geral que tem dentes a mais (supranumerários) e dentes a menos (agenesia). E a pergunta que sempre vem é: porque isso aconteceu???

Então vamos esclarecer 🙂

 

Antes é importante pontuar que quando citamos dentes a menos, não se tratam de dentes que o paciente extraiu. São elementos dentais que não foram formados Assim como quando citamos dentes a mais, não me refiro a dentes artificiais que podem ter sido instalados através de próteses, mas sim, aos dentes supranumerários.

Os dentes supranumerários são dentes que se desenvolvem além do número normal, podem aparecer nas duas dentições, decídua ou permanente, mas na permanente são mais frequentes e mais comuns em homens. A causa em sua grande maioria é genética, podem aparecer na região de incisivos superiores e são chamados de mesiodens, na região de molares são os paramolares e quando aparecem atrás dos terceiros molares são os distodentes e/ou distomolares. Podem aparecer isolados ou múltiplos. Geralmente não irrompem, então são descobertos em exames radiográficos de rotina, quando erupcionam costumam estar posicionados fora do arco por falta de espaço.

Toda criança deve fazer o acompanhamento odontopediatrico para diagnosticar e tratar essas possíveis anomalias dentais o mais cedo possível.

Os comentários estão encerrados.