O famoso cheirinho do dentista agora na OdontoCenter

O famoso cheirinho do dentista agora na OdontoCenter

 

O QUE É A ANALGESIA INALATÓRIA COM ÓXIDO NITROSO E OXIGÊNIO?

É uma técnica indicada principalmente para pacientes fóbicos e/ou que apresentam altos níveis de ansiedade frente ao tratamento odontológico e que, tem como objetivos principais o controle do comportamento, a melhora na comunicação e cooperação do paciente, reduzir ou eliminar a ansiedade e aumentar o limiar de dor.

COMO ELA FUNCIONA?

A técnica consiste na inalação de uma mistura dos gases oxigênio e óxido nitroso pelo paciente. Durante todo o atendimento o paciente continua consciente e respondendo a comandos verbais, e mantendo todos os seus sinais vitais estáveis. O óxido nitroso é um agente analgésico e ansiolítico efetivo que causa leve depressão do sistema nervoso central e, por ser um gás insolúvel, da mesma maneira que é rapidamente absorvido pelos pulmões, também é eliminado pelos mesmos de forma rápida e segura. Ao contrário de outras técnicas de sedação utilizadas, a analgesia inalatória possibilita ao paciente uma rápida recuperação, podendo o mesmo seguir com sua rotina imediatamente após o término do procedimento. A analgesia inalatória possibilita que o paciente fique relaxado, calmo e mais tolerante a situações de desconforto que podem estar associados a determinados procedimentos odontológicos.

Mas de todas as vantagens, a mais importante é com relação a segurança, a sedação com óxido nitroso é considerada um dos procedimentos sedativos mais seguros na odontologia.

 

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS APLICAÇÕES DA SEDAÇÃO COM ÓXIDO NITROSO?
Ele é aplicável em TODOS os procedimentos incluindo odonto-pediatria, procedimentos complexos (implantes, extração de terceiros molares) e em pacientes odonto-fóbicos.

APÓS A RETIRADA DA MÁSCARA, QUANTO TEMPO O PACIENTE CONTINUA SEDADO?
A recuperação é muito rápida e é uma das principais vantagens da técnica. O tempo de recuperação médio é de cerca de dez minutos. O efeito é imediato e é totalmente controlado pelo dentista que pode reverter o quadro a qualquer momento.

QUAIS AS CONTRAINDICAÇÕES?

Está contraindicado para pacientes portadores de doenças obstrutivas pulmonares crônicas, com distúrbios emocionais severos, dependência a drogas e mulheres no primeiro trimestre de gravidez. É importante relatar que a técnica, quando utilizada em pacientes odontopediátricos, não dispensa o processo de condicionamento comportamental, pois a aceitação da máscara nasal em pacientes com problemas de manejo pode ser objeto de resistência por parte da criança. Em crianças com idade inferior a 4 anos deve ser realizada uma avaliação extremamente cuidadosa para definir se a técnica deve ou não ser utilizada.

A sedação com óxido nitroso é um recurso odontológico utilizado há bastante tempo pelos dentistas nos EUA, Canadá e Europa. No Brasil, a Lei nº. 5081, de 24 de agosto de 1966, que regulamenta o exercício da profissão odontológica, em seu artigo 6º, item VI, autoriza o cirurgião-dentista a aplicar a analgesia, desde que o profissional esteja comprovadamente habilitado e a mesma seja indicada como meio eficaz para o tratamento. O uso do óxido nitroso como forma de analgesia em consultório odontológico e os cursos de habilitação foram disciplinados na resolução 51/2004 do Conselho Federal de Odontologia.

A Dra. Nayara é especialista em Odontopediatria e habilitada em sedação com óxido nitroso.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *