Ortodontia

ortodontia-

Ortodontia é o ramo da odontologia que cuida da prevenção, interceptação e correção das maloclusões dentárias (irregularidades dos dentes) e das discrepâncias esqueléticas, isto é, estuda os posicionamentos funcionais e estéticos incorretos e os contatos dos dentes entre si ou com a arcada dentária oposta que podem ser consequência de um desenvolvimento inadequado, perda de dentes ou crescimento anormal do ossos maxilares.

MALOCLUSÃO (mal + oclusão), posição incorreta dos dentes tal que prejudica a mastigação eficiente por falta de contato entre os dentes opostos e correspondentes. MICHAELIS Moderno dicionário da língua portuguesa. WEISZFLOG, W. editor: São Paulo: Melhoramentos, 1998, p.1304. (2267p.)

Na prevenção, alguns procedimentos clínicos permitem ao profissional impedir a instalação de uma maloclusão. Isso significa uma disciplinada preservação do caso tanto para o profissional quanto ao paciente.

A interceptação implica que uma situação anormal existe, necessitando de procedimentos clínicos que impedem a progressão de maloclusões, melhorando ou transformando em oclusões normais

Já a correção em Ortodontia se trata de procedimentos clínicos que permitem a correção das maloclusões por meio de aparelhos ortodônticos fixos e/ou removíveis, geralmente no final da dentição mista e início da dentição permanente. A formação ortodôntica requer curso de pós-graduação com duração média de dois anos, em escolas devidamente credenciadas e reconhecidas, geralmente com dedicação exclusiva. Por isso a importância do paciente sempre procurar um especialista em Ortodontia para solucionar algum problema relacionado com esta área.

Na Odonto Center trabalhamos com os mais variados tipos de aparelhos existentes no mercado, desde os mais convencionais, estéticos e os de tecnologia mais avançada.

Quais são os tipos de aparelhos fixos?

Aparelho Metálico Convencional: braquetes tradicionais com a utilização de ligaduras elásticas.

Aparelho Metálico Autoligável ou Autoligante: braquetes com tecnologia superior que não utiliza ligaduras elásticas. Oferece aumento da eficiência e menor tempo de tratamento em determinados tipos de movimentações dentárias.

Aparelho Estético: braquetes confeccionados com materiais voltados para uma melhor estética durante o tratamento ortodôntico, tais como porcelana, safira ou resina. São oferecidos com tecnologia que utilizam ligaduras elásticas ou autoligáveis.

ortodontia-2

Dúvidas? Quer saber mais?

Fale já conosco, pois teremos o maior prazer em te atender!


Entre em contato